5 de maio de 2009

Mise en Abyme

No último sábado, dia 02 de maio, o Karlisson convidou os leitores de seu excelente blog Nerdson não vai à escola a completarem as falas da tirinha abaixo. O autor da melhor idéia ganharia uma camiseta, o autor da segunda melhor idéia ganharia três bottons e as dez melhores histórias seriam publicadas em seu blog.

Tirinha de Nerdson não vai à escola. 

Em meio a um fim de semana loucamente atarefado e (por isso) procrastinador procrastinador, decidi, claro, participar! Nisso, envolvido na minha peculiar empolgação, decidi mudar os desenhos da tirinha! Um tiro no pé, eu sei, mas um tiro tão tentador! Eis a idéia que enviei:

Mise en Abyme. Tirinha de Vinícius Barqueiro para o concurso de Nerdson não vai à escola.

Conforme combinado, hoje foi divulgado o resultado e, viva, tive a honra de ficar entre os dez melhores e receber "menção honrosa por subverter a proposta inicial"! rsrsrs. =P Fiquei feliz.

Essa promoção ainda me lembrou duas coisas:

1) Nessa história de os leitores terminarem a tirinha, lembrei de um debate que tive recentemente com a Ju e depois com o Rafa e a Cah e a Cotia e a Mi cuja questão era a seguinte: o autor de um texto literário é quem planeja e escreve o texto ou quem lê e atribui significados ao texto? Qual é a opinião de vocês sobre isso? Qualquer dia escrevo mais a respeito.

2) Ao falar de mise en abyme, lembrei que ao escrever recentemente um conto "um conto" para o Programa Nascente USP, estive refletindo sobre o quanto eu gosto desse procedimento criativo de história dentro de história dentro de história. Qual é a opinião de vocês sobre isso? Qualquer dia escrevo mais a respeito.

5 comentários:

  1. Só pra constar 1-), se vc tivesse colocado um link com o texto da Takai sobre procrastinação, em vez do wikipedia, tinha sido muito mais esclarecedor e diverto :-p

    2-) Legal vc voltar a escrever no blog com um pouquinho de regularidade

    3-) nhenhenhé =-] :*

    ResponderExcluir
  2. Eu estou fazendo uma Oficina de chager e tirinhas.Nunca havia tentado fazer algo parecido,mas estou gostando muito ^^!Parabéns pela menção honrosa,vc é sensacional,hahahaha!Só vc pra alterara o desenho e ainds receber um premio por isso,rs.

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, seu subversivo!!
    Parabéns, aliás tá ficando todo francesinho hein!Parabéns de novo [pelos dois motivos!]

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoal!

    =================================

    Juuu, muito obrigado, querida!

    1) Seguindo sua dica, troquei o link para o texto da Takai! É muito bom mesmo! rs.

    2) Brigadão pelo apoio de sempre, sempre tão decisivo!

    3) nhenhenhé!!! =P :*

    =================================

    Dayane, que legal que você está fazendo a Oficina! Ah, Depois mostre pra gente os resultados! ... e obrigado pelos parabéns! =P

    =================================

    Cah, merci beaucoup! Pelos dois motivos! (ei, seu blog esta muito, MUITO legal de acompanhar!)

    =================================

    Pessoal, obrigado pelos comentários e pelo apoio de sempre!

    Abraços a todos.
    Vinícius

    ResponderExcluir
  5. Que orgulho, amigo subvesivo!
    Aliás... sabe como entrei nessa página hoje? Digitei conto mise en abime no Google, e caí aqui! Parabéns, Vi...
    Bjs

    ResponderExcluir